Exames de imagem
0800 000 9494

Punção Biópsia: Para que serve?

Punção Biópsia: Para que serve?

Uma punção biópsia é um procedimento destinado a recolher uma amostra de células do seu corpo para testes em laboratório. Procedimentos comuns incluem aspiração por agulha fina e core biópsia. E ela pode ser usada na coleta de amostras de tecidos ou fluidos de músculos, ossos e outros órgãos, tais como o fígado ou os pulmões.

Em que situações uma punção biópsia pode fazer-se necessária?

O seu médico poderá recomendar para ajudá-lo a diagnosticar uma condição clínica ou para certificar-se da ausência de uma enfermidade ou condição. Uma punção biópsia pode também ser usada na avaliação do progresso de um tratamento.

A amostra obtida através da sua punção biópsia poderá auxiliar o seu médico a determinar o que está causando:

  • Uma massa ou caroço – Uma punção biópsia pode revelar se uma massa ou caroço é um cisto, uma infecção, um tumor benigno ou um câncer;
  • Uma infecção – Análises de uma punção biópsia podem auxiliar o médico a determinar quais tipos de germes estão causando uma infecção, de modo a empregar-se a medicação mais efetiva para erradicá-la;
  • Uma inflamação – Uma amostra de punção biópsia pode revelar o que está causando a inflamação, e quais tipos de células estão envolvidos.

Você poderá ainda submeter-se a testes de imagem, tais como uma sessão de tomografia computadorizada ou um ultrassom, antes de sua punção biópsia. Às vezes, esses testes poderão também ser utilizados durante os procedimentos de punção biópsia, de modo a determinar-se com maior precisão a área exata onde deverá ocorrer a biópsia.

A punção biópsia traz algum risco ao paciente?

A punção biópsia envolve um pequeno risco de sangramento e infecção no local onde ocorre a inserção da agulha. Alguma pequena sensação de dor pode ser esperada após uma punção biópsia, mas ela é geralmente controlada por meio de analgésicos receitados pelo seu médico.

É necessária alguma preparação especial antes de uma punção biópsia?

A maioria dos procedimentos de punção biópsia não exigem quaisquer preparativos da parte do paciente. Todavia, o seu médico poderá orientá-lo a interromper a ingestão de medicações anticoagulantes tais como warfarina ou aspirina antes da sua biópsia. Dependendo da região do corpo onde a punção deverá ser feita, ele poderá recomendar-lhe a abstenção do consumo de alimentos e líquidos antes do procedimento.

Em certos casos, você poderá receber sedativos intravenosos ou mesmo anestesia geral antes de sua punção biópsia. Se for esse o caso, o seu médico poderá prescrever-lhe um jejum a partir da véspera do procedimento. Informe o seu médico acerca de quaisquer medicações que esteja usando, pois você precisará interromper o uso de certos medicamentos antes de ser submetido a anestesia.

Punção BiópsiaVocê pode fazer agora um pré-agendamento online para o exame de Punção Biópsia (core biópsia) com a CEDECO, Diagnósticos Médicos Confiáveis. Clique aqui e saiba mais.

Você não poderá retornar ao trabalho imediatamente, se sua punção biópsia exigir sedação intravenosa ou anestesia geral. Dependendo das suas obrigações, você poderá voltar a trabalhar no prazo de 24 horas. O seu médico irá dizer-lhe quando é seguro fazê-lo.

Tome providências, ou peça a amigos ou familiares para:

  • Levá-lo de carro para casa;
  • Ficar em sua companhia por 24 horas;
  • Auxiliá-lo nas tarefas domésticas por um dia ou dois.

Blog

Convênios

Unidades

Suzano
Rua 9 de julho , 31 - Centro
CEP: 08674-230 ​ - Suzano | SP
Telefone: (11) 4746-5686
Mapa


Mogi das Cruzes
Rua Barão de Jaceguai, 1378 - Centro
CEP: 08710-020 - Mogi das Cruzes | SP
Telefone: (11) 4728-5081
Mapa

Contato




Área do Colaborador