Exames de imagem
4746-5686

Check-up geral: como e por que fazer?

Check-up geral: como e por que fazer?

Todos já sabem que praticar atividades físicas e ter uma dieta equilibrada são pilares importantes para ter uma boa saúde. O que muita gente ainda desconhece é a importância de realizar com regularidade um check-up geral.

Se você deseja manter a saúde em dia, saiba que essa série de exames é essencial para investigar possíveis problemas que, diagnosticados precocemente podem prevenir o avanço de doenças silenciosas.

Quer saber mais sobre essa bateria de exames? Continue conosco para obter as principais informações!

Prevenção é o principal objetivo

Toda doença, quando descoberta no início e com o tratamento adequado, possui mais chances de cura.

Pensando nisso, médicos especializados realizam exames por meio dos equipamentos mais sofisticados. Tudo para descobrir alguma alteração que possa interferir no bom funcionamento do seu organismo e identificar a melhor conduta para o caso, como alterações alimentares ou necessidade de parar de fumar.

Todos devem realizar esses exames regularmente, podendo variar a frequência e os tipos de exames de acordo com a idade, o sexo e algumas especificidades. Pacientes fumantes, por exemplo, devem ficar atentos aos pulmões e atletas de alto rendimento devem examinar o coração com mais frequência.

Adultos saudáveis devem realizar o check-up de 2 em 2 anos, doentes crônicos de 6 em 6 meses e pacientes com fatores de risco como sedentarismo e tabagismo devem fazer os exames 1 vez ao ano.

Saiba agora quais são os principais exames que compõem um check-up geral para descobrir como estão seus órgãos e sistemas:

  1. Glicemia: identifica o nível de açúcar no sangue, tornando possível descobrir doenças como a hipoglicemia e diabetes.
  2. Perfil lipídico: é essencial saber a dosagem das gorduras circulantes para calcular o Colesterol total, LDL-Colesterol (Colesterol ruim), HDL-Colesterol (Colesterol bom) e triglicérides.
  3. Hemograma: exame de sangue indispensável que avalia infecções, anemia e os principais problemas relacionados ao número das plaquetas no organismo.
  4. Uréia e creatinina: embora pareçam os exames mais simples, são também fundamentais para avaliar a função renal de uma pessoa.
  5. ALT e AST: Importantes para diagnosticar possíveis problemas no fígado, órgão responsável por metabolizar e armazenar os nutrientes.
  6. Eletrólitos: quando realizado, esse exame permite um estudo detalhado sobre os sais no organismo, como o cálcio, fósforo, magnésio e sódio.
  7. Exame qualitativo de urina: essencial para detectar problemas urinários e renais, além de auxiliar no monitoramento e acompanhamento de diversas doenças.
  8. Exame parasitológico de fezes: fundamental para avaliar a presença de micro-organismos nas fezes do paciente, descobrindo possíveis bactérias infecciosas.

Mas como conciliar cuidado à saúde com o dia a dia atribulado?

Você sabia que mulheres cuidam mais da saúde, não só delas mesmas como também da família? E que elas estão sempre mais atarefadas devido a trabalho fora, trabalho doméstico e cuidados com os filhos?

Pensando nisso, muitos laboratórios já contam com pré-agendamento de exames e os resultados podem ser conferidos online, diminuindo a necessidade de deslocamentos até laboratório e facilitando que os cuidados com a saúde possam ser encaixados na rotina das famílias.

E então, agora que conhece a importância do Check-up geral, quer agendar o seu? Entre em contato conosco e conte com nossa equipe de especialistas para te ajudar!

Blog

Convênios

Unidades

Suzano
Rua 9 de julho , 31 - Centro
CEP: 08674-230 ​ - Suzano | SP
Telefone: (11) 4746-5686
Mapa


Mogi das Cruzes
Rua Barão de Jaceguai, 1378 - Centro
CEP: 08710-020 - Mogi das Cruzes | SP
Telefone: (11) 4746-5686
Mapa

Contato




Área do Colaborador