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Atividade fisica na terceira idade: cuidados com lesões

Atividade fisica na terceira idade: cuidados com lesões

Quem não deseja chegar à terceira idade com uma saúde de dar inveja aos mais novos? Com a expectativa de vida crescendo a cada ano, é indispensável conhecer o seu corpo e saber o que ele precisa. Mas, afinal, atividade física na terceira idade é recomendável ou não?

Claro que é! Exercícios físicos são fundamentais para todas as idades, mas é preciso mais atenção e seguir alguns cuidados para não sofrer lesões. Quer saber mais sobre a prática correta dos exercícios na terceira idade? Este post é para você!

Tudo o que você precisa saber sobre atividade física na terceira idade

Não é novidade para ninguém que, com o passar dos anos, o corpo exige mais esforço para realizar atividades que antes eram corriqueiras. Por isso, em função das principais alterações orgânicas, antes de iniciar uma atividade física é preciso realizar uma avaliação médica.

As condições dos pulmões, do coração e da circulação sanguínea são apenas três funcionalidades orgânicas que precisam ser investigadas para que a saúde do idoso não fique comprometida.

Separamos uma lista especial com as principais recomendações e cuidados para quem deseja fazer da atividade física uma aliada, e não sofrer machucados e lesões. Anote todas aí:

  • faça uma avaliação médica completa, postural e física, para não prejudicar o organismo e indicar ao profissional as atividades que o seu tipo físico pode realizar;
  • não comece uma atividade sem antes aquecer o corpo! Movimentar o corpo com os exercícios de aquecimento é fundamental para evitar as principais lesões, pois ativa automaticamente a circulação sanguínea e previne os estiramentos;
  • os alongamentos também são indispensáveis: promovem absorção, contribuem para a flexibilidade, promovem relaxamento físico e mental, minimizam as dores musculares e facilitam a transmissão e o armazenamento de energia para realizar as atividades;
  • tenha cuidado com a sua postura durante os exercícios, pois a postura errada e posições inadequadas provocarão dores nas costas e no pescoço, e até mesmo dores de cabeça;
  • compre roupas e sapatos próprios para a prática de exercícios físicos, pois reduzir o impacto nos pés e controlar a transpiração são dois pilares importantes para o corpo não sofrer problemas após as atividades;
  • controle o seu peso! O que o idoso menos quer é ter problemas com o coração e prejudicar as articulações, não é? Por isso, ter bons hábitos alimentares e exigir o acompanhamento de um profissional são essenciais para manter o peso em dia e não deixar o sobrepeso prejudicar;
  • aprenda a respiração abdominal (na barriga) para combater a contração desnecessária e incômoda dos músculos durante as atividades; além disso, com a respiração correta, você cansa menos.

Escolha a atividade que mais lhe agrade

Com tantos estilos e opções, parece impossível escolher apenas uma para realizar regularmente, concorda?

Mas não precisa optar apenas por uma modalidade física. É possível alterar de acordo com a sua disposição. Confira as atividades mais indicadas na terceira idade:

  • dança;
  • aeróbica de impacto baixo, como esteira e bicicleta;
  • alongamentos;
  • ioga;
  • caminhada;
  • pilates;
  • hidroginástica;
  • musculação especializada;
  • natação.

Inserir uma atividade em sua rotina vai muito além de garantir uma boa estética! Embora a movimentação corporal deixe os músculos tonificados e a pele bem mais bonita, praticar com frequência uma atividade física garante outros benefícios, como:

  • sensação de bem-estar e aumento da autonomia;
  • redução adiposa e controle do peso corporal;
  • combate ao processo inflamatório e aumento da força muscular;
  • melhora da flexibilidade e estímulo do metabolismo;
  • facilitação da coordenação motora e do equilíbrio, melhora das capacidades funcionais;
  • estímulo dos aspectos cognitivos, como percepção, memória e atenção;
  • combate de ansiedade, estresse e depressão;
  • contribuição para a integração social;
  • prevenção e ajuda no tratamento de doenças.

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